Esperar pelo resultado do BHCG é uma das partes mais angustiantes dos tratamentos de reprodução assistida. São muitas emoções contidas, que serão extravasadas após o resultado!
O melhor exame a ser realizado é o BHCG quantitativo no sangue. Ele consegue avaliar se está positivo ou negativo, além de permitir o acompanhamento inicial da gravidez. Os exames de BHCG qualitativo ou o exame de gravidez de urina são menos recomendados, mas podem ser feitos caso o BHCG quantitativo não esteja disponível.
Os possíveis resultados do BHCG quantitativo são:
- BHCG positivo (normalmente acima de 25 ou de 50, dependendo do laboratório. Quanto maior, melhor)
Positivo!!! Que alegria!!! A emoção é enorme! O BHCG positivo significa que houve a implantação do embrião e ele iniciou o seu desenvolvimento.
A partir daqui, devemos fazer o acompanhamento da evolução da gestação através da realização de uma segunda dosagem de BHCG, em média 3 dias após o primeiro exame. Esperamos ver um aumento do valor, idealmente dobrando o valor do primeiro exame. O aumento significativo do BHCG mostra um provável desenvolvimento adequado da gestação, e novos exames não serão necessários.
Quando a segunda medida do BHCG mostra uma boa evolução, o próximo passo será agendar um ultrassom obstétrico 2 semanas pós essa segunda medida!
- BHCG indeterminado (normalmente entre 5 e 25)
O resultado indeterminado indica que deve ter havido a implantação do embrião, mas não confirma se está havendo uma evolução satisfatória da gravidez. A conduta nesses casos e repetir o exame após 3 dias, mantendo-se as medicações (ex: progesterona). Caso haja um aumento expressivo no segundo exame, a gravidez pode estar se desenvolvendo bem. Caso haja uma queda ou um aumento pequeno, isso aponta para uma não evolução da gravidez. Dependendo do caso, outros exames serão necessário até que se tenha certeza do diagnóstico.
- BHCG negativo (normalmente menor que 5)
O resultado negativo indica que infelizmente não houve a implantação do embrião… O BHCG é produzido pelo embrião após a implantação, portanto ele fica positivo quando o embrião se implanta e desenvolve. Trata-se que uma enorme tristeza receber esse resultado! Houve um enorme esforço da mulher e receber o resultado negativo é um banho de água fria! Em alguns casos é importante repetir o exame para se ter certeza, mas na maioria dos casos podemos aceitar o resultado como verdadeiro. Diante do BHCG negativo, a conduta é interromper a medicação que está sendo utilizada e aguardar a chegada da menstruação. Quando a menstruação chega, eventuais sintomas ainda presentes como cólicas ou inchaço vão desaparecer.
Embora o resultado negativo seja muito triste, a mulher não deve desanimar! São muitos os casos de sucesso após a persistência nos tratamentos. O correto a se fazer é conversar pessoalmente com o médico para se verificar se ainda há exames a serem feitos, e o que poderia ser feito em uma próxima tentativa para se tentar o positivo.
Não perca a fé!!!