Dr. Francisco de Assis

Após o final da estimulação ovariana, os óvulos precisam ser retirados dos ovários para serem fertilizados no laboratório ou congelados.

Como o procedimento é realizado?

Os óvulos são aspirados do ovário através de uma agulha que é conectada ao ultrassom transvaginal. Essa agulha atravessa o fundo vaginal e entra diretamente nos ovários, sem tocar em nenhum outro órgão pélvico. Não há nenhum risco de se prejudicar a sua fertilidade no futuro.

Vou sentir dor?

O procedimento é feito sob sedação, para você não sentir nenhuma dor. A sedação será realizada por um médico anestesiologista.

Qual o preparo necessário?

É necessário estar em jejum, de pelo menos 8 horas antes da coleta de óvulos. Você receberá um lanche após o procedimento e poderá se alimentar normalmente no resto do dia. Evite perfume e esmalte de cores escuras.

Onde o procedimento é realizado?

A coleta ovular é realizada no bloco cirúrgico da Clínica Proplástica, que fica no 2º andar do Life Center.

Preciso de acompanhante?

É aconselhável a presença de um acompanhante, principalmente no momento da alta hospitalar.

Quanto tempo demora o procedimento?

O procedimento em si demora apenas 15 a 20 minutos. Porém é necessário um tempo de observação a coleta ovular para recuperação completa da sedação, que pode durar de 2 a 3 horas. Você deve receber alta no final da manhã.

É necessário fazer repouso após a coleta ovular?

Sim. É aconselhável ficar de repouso durante o resto do dia após o procedimento. Isso evitará a ocorrência de cólicas e outros sintomas. No dia seguinte você poderá retomar suas atividades habituais. As atividades físicas podem ser retomadas quando você estiver assintomática.

Posso viajar no mesmo dia da coleta ovular?

O ideal é deixar para viajar no dia seguinte. Se for extremamente necessário viajar no dia da coleta ovular, você deve aguardar pelo menos 8 horas após o término da coleta, e só viajar se estiver se sentindo bem.

Posso ter relações após o procedimento?

Não é aconselhável ter relações no dia do procedimento.

Quais os sintomas posso sentir após o procedimento?

São comuns os seguintes sintomas: cólicas, gases, distensão abdominal e um pouquinho de sangramento vaginal. Os sintomas, quando presentes, são mais comuns no dia da coleta, reduzindo gradativamente nos dias seguintes. Você receberá uma prescrição de alguns medicamentos que podem ser utilizados para esses sintomas, se for necessário. Os sintomas já terão desaparecido completamente quando chegar a sua próxima menstruação.

Posso dirigir após o procedimento?

Você não deve dirigir após o procedimento.

Quais as medicações devo utilizar após o procedimento?

Caso esteja programada a transferência de embriões a fresco para o útero, você deverá iniciar medicamentos a base de progesterona após a coleta ovular, de acordo com a indicação médica.

Quando posso retomar a prática de atividades físicas após a coleta ovular?

A maioria das pacientes pode reiniciar a prática de atividades físicas leves e sem impacto a partir do dia seguinte. Confirme com seu médico se no seu caso precisará ser diferente. Em algumas pacientes, os ovários estarão bastante crescidos após a coleta ovular e será necessário aguardar a chegada da próxima menstruação, quando espera-se que os ovários tenham voltado ao seu tamanho normal.

Saiba tudo sobre a fertilização in vitro em:

Fertilização In Vitro