Dr. Francisco de Assis

O que é a endometriose?

A Endometriose é uma doença caracterizada pela presença de pequenas porções do endométrio (camada que reveste a cavidade do útero) do lado de fora do útero. A presença desses focos de endométrio causa um processo inflamatório crônico na pelve feminina, levando algumas mulheres a apresentarem quadros de dor e/ou infertilidade. Algumas mulheres podem ter apenas dor (com fertilidade normal), outras apresentam apenas infertilidade (sem dor), sendo que muitas apresentam dor e infertilidade ao mesmo tempo.

Dr Francisco de Assis, Médico especialista em Reprodução Assistida pode te ajudar a engravidar com endometriose

Dr Francisco de Assis, especialista em reprodução assistida

O Dr Francisco de Assis é médico ginecologista especialista em Reprodução Assistida, oferece um atendimento individualizado e acolhedor e pode te ajudar a decidir a melhor estratégia para engravidar. Com mais de 20 anos de experiência, o Dr Francisco de Assis vai analisar todos os detalhes do seu caso e te ajudar a tomar as melhores decisões para conseguir o tão sonhado bebê.

Como tratar a endometriose?

O tratamento da Endometriose depende de vários aspectos, como a intensidade dos sintomas, desejo ou não de gravidez, idade da paciente, aceitação do uso de medicações hormonais ou da realização de procedimentos cirúrgicos.

Tratamento de endometriose para pacientes que não querem engravidar:

A maioria das mulheres que não querem engravidar consegue ter um bom controle das dores da endometriose ao utilizarem tratamentos hormonais que suspendam a sua menstruação. Como exemplo podemos citar os anticoncepcionais a base de progestínicos, os anticoncepcionais orais combinados, os medicamentos injetáveis a base de progestínicos, os implantes e o DIU hormonal. Se necessário, pode ser associado o uso de analgésicos e antinflamatórios para alívio da dor.

Tratamento da endometriose

Algumas medidas são muito úteis na redução dos sintomas da endometriose, como a prática de atividades físicas, orientações dietéticas com vistas a redução da inflamação e práticas de de atenção plena (como mindfulness, meditação, yoga), porém não costuma apresentar bons resultados em relação à gravidez espontânea.

O tratamento cirúrgico é indicado quando o tratamento medicamentoso não consegue obter um controle satisfatório dos sintomas dolorosos. Nesse caso, através de procedimentos minimamente invasivos (como cirurgia videolaparoscópica e/ou robótica) os implantes de endometriose serão removidos, reduzindo assim os sintomas e melhorando a qualidade de vida da paciente.

É essencial que o tratamento cirúrgico seja conduzido por uma equipe multidisciplinar especializada em endometriose, pois o planejamento cirúrgico e a execução da cirurgia precisam ser muito bem feitos para se obter o sucesso desejado. O Hospital Felício Rocho conta com o NIPTE (Núcleo Integrado de Pesquisa e Tratamento de Endometriose) e se destaca como uma referência nacional no tratamento dessa patologia. Saiba mais sobre o NIPTE clicando aqui.

Cirurgia para endometriose

Tratamento da Endometriose em pacientes que querem engravidar:

Para as pacientes que querem engravidar, não podemos utilizar apenas os tratamentos hormonais que bloqueiam a menstruação. Isso porque todos esses tratamentos são contraceptivos, ou seja, impedem a gravidez.

De uma maneira geral, as pacientes inférteis com endometriose precisam escolher entre o tratamento cirúrgico ou o tratamento através de reprodução assistida (fertilização in vitro).

Mas como escolher entre a cirurgia ou a reprodução assistida?

Candidata ideal a tratamento cirúrgico da endometriose com o objetivo de engravidar:

  • Pacientes jovens (com menos de 35 anos);
  • Boa reserva ovariana
  • Sem cirurgias prévias
  • Sem outros fatores de infertilidade associados, como fator masculino ou obstrução tubária
  • Com quadro de dor associado

Candidatas a escolher preferencialmente a reprodução assistida:

  • Idade maior que 35 anos
  • Baixa reserva ovariana
  • Já tentou tratamento cirúrgico antes
  • Possui outros fatores de infertilidade, como fator masculino ou obstrução tubária
  • Sem quadro de dor associado ou que consegue um bom controle da dor com medicações.

Nem sempre a paciente se encaixa perfeitamente nos dois cenários descritos acima. Por isso é muito importante que seja feita uma avaliação individualizada para escolher o melhor tratamento para cada casal! O Dr Francisco de Assis tem quase 20 anos de experiência no tratamento das pacientes com endometriose que desejam engravidar.

Diagnóstico da endometriose. Infertilidade

Saiba mais:

https://drfranciscodeassis.com.br/endometriose

https://drfranciscodeassis.com.br/congelamento-de-ovulos

https://drfranciscodeassis.com.br/fertilizacaoinvitro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *